Olá Pessoal, tudo bem?
Agora que já conhecemos a morfologia e a organização das bactérias, vamos falar um pouquinho das doenças causadas por elas.
Ao contrário das viroses, as doenças bacteranas podem ser combatidas com o uso de antibióticos, sempre com a devida orientação médica.
CÓLERA
É causada pela
Vibrio cholerae e transmitida através de água e alimentos contaminados. Essa bactéria instala-se no intestino, provocando infecção grave. Os principais sintomas são: diarréia, vômitos, cólicas intestinais, cãibras musculares e alteração na urina.
A prevenção consiste em:
* beber somente água tratada ou fervida;
* proteger os alimentos das moscas (que podem transportar bactérias)
* lavar bem as mãos antes das refeições e
* a lavagem rigorosa de frutas e vegetais.
MENINGITE MENINGOCÓCICA

A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem os órgãos do sistema nervoso central, como o cérebro (observe a figura ao lado). Pode ser causada por diversos agentes, como fungos, vírus, bactérias e protozoários. No caso da meningite meningocócica o agente causador é a bactéria
Neisseria meningitidis, transmitida através das vias respiratórias ou pelo contato com objetos contaminados (talheres e copos). Os sintomas incluem dores de cabea e de garganta, febre alta e rigidez na nuca, podendo levar ao coma ou à morte.
Existe vacina para a prevenção desta doença, porém ainda não está disponível nos postos de saúde.
TUBERCULOSE

Causada pela bactéria
Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch) e transmitida pelas vias respiratórias durante a fala, espirros ou tosses. Também pelo uso de utensílios contaminados, coo talheres e copo. As bactérias instalam-se nos pulmões onde provocam lesões. os sintomas são tosse, expectorações acompanhadas de sangue, febre, suores, emagrecimento e fadiga. Excepcionalmente a bactéria pode instalar-se em outras regiões do corpo (rins, ossos, meninges e testículos).
Existe vacina gratuita contra esta doença, a BCG.
TÉTANO
Causad

a pela
Clostridium tetani, podendo ser vista aqui ao lado. Pode ser encontrada nos solos em forma de esporos. Eles podem penetrar o corpo humano por meio de ferimentos, contato com a terra ou objetos contaminados. A bactéria libera uma toxina que se espalha por todo o corpo, provocando dor de cabeça, febre e principalmente rigidez muscular na nuca, no pescoço e na mandíbula. A doença pode levar a morte pela paralisia nos músculos respiratórios.
A aplicação de soro antitetânico é fundamental nos casos de suspeita de contágio. Existe vacina contra esta doença, como forma de prevenção.
LEPTOSPIROSE
Causada pela Leptospira interrogans, vista aí ao lado. Esta doença é transmitida por meio da água, alimentos e objetos contaminados pela urina de animais infectados, principalmente ratos. os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, vômitos e dores musculares.
SÍFILIS
É uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela Treponema pallidum, transmitida pelo contato sexual, objetos contaminados ou de mãe para o feto. Nos casos mais graves a bactéria pode provocar lesões no sistema nervoso central, podendo causar cegueira, paralisia geral e morte.
GONORRÉIA
Também uma DST, causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. No homem aparecem os sintomas cerca de cinco dias após o contágio, verificando-se corrimento com pus na uretra e ardor ao urinar. Na mulher pode não aparecer sintomas ou manifestar-se em forma de corrimento esbranquiçado. Se não for tratada, esta doença pode provocar a esterilidade masculina, entre outros males.
COQUELUCHE

Causada pela Haemophilus pertussis, vista na foto acima. Atinge principalmente crianças e provoca tosses frequentes e alongadas, por isso mesmo também é conhecida como "tosse comprida". É transmitida através da saliva e secreções respiratórias, por meio de espirros, tosse ou da fala.
Existe vacina contra esta doença.
HANSENÍASE
Também conhecida por "lepra", esta doença é causada pela bactéria Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen). É transmitida por contágio direto e o doente pode apresentar lesões cutâneas, oculares e de nervos.
Apesar de não haver vacina, existe tratamento que se bem feito, pode levar a cura desta doença.
Além destas, as bactérias podem causar muitas outras doenças, como as contraídas por intoxicação alimentar. É o caso do botulismo, muitas vezes fatal e provocado pela Clostridium botulinum. As dos gêneros Shigella e Salmonella também provocam infecções no estômago e intestino, acompanhadas de febre, vômito e diarréia, e podem levar o indivíduo à morte.
Apesar disso tudo, lembremos que nem todas as bactérias são prejudiciais, a imensa maioria não nos faz nenhum mal.