sábado, 10 de abril de 2010

Exercícios de Revisão


Olá alunos do nono ano (8ª série),



Aqui vão as respostas do exercício de revisão.


Aproveitem bem!!!!



1) Peso é o mesmo que massa, ou seja, é a quantidade de matéria que existe em um corpo. Já a densidade é a relação que existe entre a massa de um corpo e o seu volume.



2) Sublimação é a mudança de estado físico onde uma substância passa do seu estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido.



3) A temperatura ao redor da garrafa com líquido gelado cai rapidamente, propiciando a condensação das moléculas de água presentes no ar atmosférico. Por isso gotas se formam pelo lado de fora da garrafa.



4) Ambos são processos onde líquidos passam para o estado gasoso, porém na ebulição acontece a elevação da temperatura até o chamado "ponto de ebulição". A evaporação acontece sem o aumento de temperatura.



5) Solidificação é o processo em que uma substância em estado líquido passa para o estado sólido.



6) Fusão é na verdade o contrário da solidificação, pois é quando uma substância em estado sólido passa para o estado líquido.



7) Ponto de Fusão é a temperatura exata em que uma substância passa de sólido para líquido. Ponto de Ebulição é a temperatura exata em que uma substância passa do estado líquido para o gasoso. Cada substância tem pontos de fusão e ebulição específicos.



8) O que diferencia uma mesma substância em estados sólido, líquido e gasoso é a distância entre suas moléculas, onde sólidos têm moléculas mais próximas e gasosos tem moléculas mais distantes.



9) O segredo para calcular a área deste terreno é deixar as duas medidas (largura e comprimento) na mesma unidade.

Largura: 4 m

Comprimento: 600 cm = 6 m

4m X 6m = 24m²



10) Para calcular o volume deste móvel, deixemos todas as medidas na mesma unidade.

Largura: 2m

Altura: 1,5m

Comprimento: 50 cm = 0,5m

2m X 1,5m X 0,5m = 1,5m³

Nenhum comentário: