quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de Abril - Earth Day


O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.

Tem por objetivo criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

Nós precisamos fazer a nossa parte.
Não esqueçam dos 5 Rs: Repensar (os hábitos de consumo e descarte), Recusar (produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde), Reduzir (o consumo desnecessário), Reutilizar (e recuperar ao máximo antes de descartar) e Reciclar.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Revisão Turmas H


Olá pessoas!!!!!

Finalmente publico a correção dos exercícios de revisão. Bom proveito!!!

1) Células HAPLÓIDES são aquelas que possuem 1 cromossomo de cada tipo. Já as DIPLÓIDES possem 2 cromossomos de cada tipo em seu núcleo.

2) Na MITOSE duas células-filhas são produzidas com 46 cromossomos cada uma. Já na MEIOSE são produzidas quatro céluas-filhas com 23 cromossomos cada.

3) Nossas células entram em divisão celular por 4 motivos:
* Promover o crescimento corpóreo;
* Renovação celular;
* Regeneração de tecidos lesionados;
* Reprodução.

4) A meiose é de extrema importância pois garante, na formação dos gametas, a manutenção do número constante de cromossomos na espécie.

5) GENES são fragmentos de DNA que expressam uma característica específica. Já o CROMOSOMO é o DNA condensado e em forma de X.

6) A membrana plasmática seleciona quais substâncias devem entrar ou sair da célula.

7) As mitocôndrias utilizam a glicose vinda do alimento e o oxigênio vindo da respiração pulmonar e os transforma em energia (ATP) e como resíduo, sobra o gás carbônico.

8) O retículo endoplasmático rugoso possui ribossomos aderidos à sua superfície, enquanto o liso não os possui.

9) Os ribossomos produzem proteínas.

10)
a) 46 cromossomos
b) 46 cromossomos
c) 46 cromossomos
d) 23 cromossomos
e) 23 cromossomos
f) 46 cromossomos

11) Ambas são processos de digestão celular, porém a FAGOCITOSE refere-se a substâncias sólidas enquanto a PINOCITOSE, substâncias líquidas.

sábado, 10 de abril de 2010

Exercícios de Revisão


Olá alunos do nono ano (8ª série),



Aqui vão as respostas do exercício de revisão.


Aproveitem bem!!!!



1) Peso é o mesmo que massa, ou seja, é a quantidade de matéria que existe em um corpo. Já a densidade é a relação que existe entre a massa de um corpo e o seu volume.



2) Sublimação é a mudança de estado físico onde uma substância passa do seu estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido.



3) A temperatura ao redor da garrafa com líquido gelado cai rapidamente, propiciando a condensação das moléculas de água presentes no ar atmosférico. Por isso gotas se formam pelo lado de fora da garrafa.



4) Ambos são processos onde líquidos passam para o estado gasoso, porém na ebulição acontece a elevação da temperatura até o chamado "ponto de ebulição". A evaporação acontece sem o aumento de temperatura.



5) Solidificação é o processo em que uma substância em estado líquido passa para o estado sólido.



6) Fusão é na verdade o contrário da solidificação, pois é quando uma substância em estado sólido passa para o estado líquido.



7) Ponto de Fusão é a temperatura exata em que uma substância passa de sólido para líquido. Ponto de Ebulição é a temperatura exata em que uma substância passa do estado líquido para o gasoso. Cada substância tem pontos de fusão e ebulição específicos.



8) O que diferencia uma mesma substância em estados sólido, líquido e gasoso é a distância entre suas moléculas, onde sólidos têm moléculas mais próximas e gasosos tem moléculas mais distantes.



9) O segredo para calcular a área deste terreno é deixar as duas medidas (largura e comprimento) na mesma unidade.

Largura: 4 m

Comprimento: 600 cm = 6 m

4m X 6m = 24m²



10) Para calcular o volume deste móvel, deixemos todas as medidas na mesma unidade.

Largura: 2m

Altura: 1,5m

Comprimento: 50 cm = 0,5m

2m X 1,5m X 0,5m = 1,5m³

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Origem da Vida


Olá pessoas, tudo bem?
Agora que já sabemos as características gerais dos seres vivos, precisamos saber como tudo começou...
Estima-se que o planeta Terra tenha cerca de 4,6 bilhões de anos e que os primeiros seres vivos tenham surgido há cerca de 3,5 bilhões de anos. Muitas hipóteses foram elaboradas na tentativa de explicar como eles teriam aparecido. Vamos estudar algumas delas :)
GERAÇÃO ESPONTÂNEA
Até o século XIX existia a idéia de que alguns seres vivos poderiam surgir não só da reprodução de seres vivos preexistentes, mas também espontaneamente da matéria inanimada. Aristóteles, um filósofo grego, defendia essa idéia, conhecida como abiogênese há mais de 2 mil anos.
Por meio da geração espontânea, explicava-se por exemplo, o surgimento de vermes no intestino humano, e as larvas no interior de frutas como a goiaba.
Claro que essas pessoas desconheciam o ciclo de vida destes seres e hoje prevalece a idéia de que todos os seres vivos originam-se apenas de outros seres vivos preexistentes.
EVOLUÇÃO LENTA DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
A aparência inicial da Terra era bem diferente desta que temos hoje em dia. Supõe-se que o planeta era tão quente que seria impossível a vida prosperar nele. Mas algumas mudanças foram fundamentais.
Supõe-se que a atmosfera primitiva era formada de gás Hidrogênio, Metano, Amônia e vapor de água, um dos componentes mais importantes. Provavelmente este vapor de água tenha sido resultado da grande atividade vulcânica e tenha se acumuilado na atmosfera durante milhões de anos.

Este vapor de água formava densas nuvens que ao cair em forma de chuva, se evaporava quase que imediatamente, voltando a formar nuvens. Isto devido ao imenso calor da superfície da Terra. Foi o início do ciclo da água na natureza.
Este processo deve ter se repetido por miulhões de anos até que Terra se resfriasse lentamente, acumulando água líquida em sua superfície, formando lagos, rios, mares e oceanos, entre outros.
Atualmente a hipótese mais aceita para explicar a origem da vida na Terra que ela teria surgido nos oceanos primitivos há cerca de 3,5 bilhões de anos.
DAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS AOS COACERVADOS
O biólogo inglês J. B. Haldane (1892-1964) e o bioquímico russo Aleksandr Ivanovitch Oparin (1894-1980) procuraram explicar a formação dos primeiros seres vivos a partir de moléculas orgânicas surgidas de reações ocorridas entre os gases da atmosfera primitiva.
Estas reações teriam sido provocadas pela energia dos raios ultravioleta do Sol e pelas descargas elétricas durante as tempestades, tão comuns naquela época.
Entre as moléculas orgânicas produzidas, destacam-se os aminoácidos, que combinados entre si, formam as proteínas.Ao longo de milhões de anos essas proteínas poderiam ter se acumulado nos oceanos e se reunido na forma de minúsculos aglomerados, que Oparin chamos de coacervados.
Muitas substâncias foram se agregando aos coacervados, tornando-os mais complexos quimicamente. Em seu interior podem ter ocorrido diversas reações até vir a surgir os ácidos nucléicos, como o DNA, que é quem comanda as diversas atividades celulares.
Com o surgimento dos ácidos nucléicos, os coacervados teriam se organizados em seres vivos unicelulares, que se nutriam do material que ali encontravam, portanto, heterótrofos.
O Experimento de Stanley Miller
Em 1953, um experimento realizado por um estudante chamado Stanley L. Miller, simulava em laboratório as supostas condições da Terra primitiva com um equipamento semelhante ao mostrado na figura abaixo.
Após uma semana, Miller analisou o líquido resultante e nele encontraram grande variedade de compostos orgânicos que se haviam formado, entre eles aminoácidos.
DOS SERES UNICELULARES HETERÓTROFOS AOS AUTÓTROFOS
Com o passar do tempo, o n° de seres unicelulares heterótrofos teria aumentado cada vez mais e o alimento tenderia a ficar insuficiente para todos. Mas ao longo de milhões de anos muitas modificações devem ter ocorrido no material genético e muitos seres teriam se tornado capazes de produzir clorofila e fazer fotossíntese, surgindo então, os autótrofos.
Lentamente os unicelulares heterótrofos e os autótrofos foram se diferenciando cada vez mais. Deles surgiram todos os seres vivos que conhecemos hoje, inclusive o ser humano.