quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Matéria e Energia

Olá pessoal! Este ano tudo é diferente... Vamos dar início ao conhecimento da Químia e da Física, duas ciências fascinantes!!!!


Então..... mãos à obra!!!


MATÉRIA: Corpo, Massa e Volume


Tudo o que existe no Universo é feito de matéria, energia ou da combinação destas duas coisas. Mas afinal, o que é matéria?


Matéria é tudo aquilo que pode ser observado, experimentado, qualificado e quantificado.


Dentro desse contexto, a matéria pode ser denominada das seguintes formas:


* Corpo é uma porção limitada de matéria. Por exemplo, uma pedra, um animal, um planeta etc.


* Massa pode ser definida como a quantidade de matéria existente num corpo. Ela pode ser expressa em unidades como miligrama (mg), grama (g), quilograma (kg) ou tonelada (t). Por exemplo 1 kg de feijão, 400 g de queijo, 1 mg de insulina etc.


* Volume é o que indica o espaço ocupado pelo corpo. Ele pode ser expreso em unidades como mililitro (ml), litro (L) ou metro cúbico (m³), entre outros.


ENERGIA: pode ser facilmente percebida


Difícil de ser conceituada, a energia é facilmente percebida pelos nossos sentidos. Basta que se conheça alguns tipos de energia, como a luz, o calor, o som e a energia química dos alimentos. Ela está presente em todos os seres vivos e em fenômenos naturais como o ciclo da água na natureza e os ventos.


Átomos e Moléculas


A maioria dos corpos é constituída por uma mistura de diferentes tipos de matéria, isto é, uma mistura de substâncias diversas. Cada substância é um determinado tipo de matéria. Em um grão de feijão, por exemplo, há substâncias como o amido, vitaminas, sais minerais, proteínas e água.


As substâncias são formadas por partículas extremamente pequenas denominadas átomos. Existem muitos tipos de átomos como os de oxigênio (O), de hidrogênio (H), de carbono (C), de sódio (Na) entre outros.


Os átomos podem se unir e formar móléculas. Estas moléculas são representadas por fórmulas químicas. Por exemplo: a água, formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.


A molécula é a menor parte de uma substância. Ela conserva a mesma composição da substância.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a sua idéia! Espero que os alunos aproveitem bem.

larissa ferreira nunes disse...

oi professora eu achei muito legal parabens

genilson soares de moura junior disse...

gostei muito dessa sua idaeia.
estou estudando esse assunto.
e acho muito interessante e legall.
aprende bastante.
estou fazendo 8 serie.
meu professor chama-se alexandre.

Anônimo disse...

fabiana nunes santos
gostei do blog parei de estudar no 3 ano do 2 grau mais estou querendo voltar a estudar pois o estudo faz falta, tinha voltado mais parei pois estava fazendo o telecurso e parei. Pretendo voltar este ano ainda. obrigada. 02 de maio de 2011